Sorteio

Resultado do 1º sorteio.

Clica aqui ou ali acima em "Sorteios e Resultados"

30 de julho de 2012

Alimentação Desintoxicante IV

Alimentação Desintoxicante IV


:: Conceição Trucom :: 

Alimentação desintoxicante é uma terapia adequada para as pessoas que têm aquela vontade gostosa de aprender e curar seus medos, seus apegos.
A Alimentação Desintoxicante é um instrumento para quem deseja ser mais assertivo, mais lúcido e parar de adiar todas as transformações necessárias para o crescer pessoal. Trata-se de um investimento pessoal.

A proposta é irreverente porque, enquanto muitos estão na zona de conforto, da acomodação, da preguiça, a Alimentação Desintoxicante, com sua inadiável limpeza interna, dá início ao estar de bem com o seu corpo e com a sua energia de vida. Sua vitalidade.
A Alimentação Desintoxicante é uma terapia muito rápida, porque dá pronto início ao movimento, às revisões, às limpezas, ao abrir espaços para o novo; porém de forma responsável, buscando a informação, o esclarecimento para poder tomar decisões em estado cada vez mais consciente. Ou seja, antes de iniciar a praticar as receitas dos sucos, chás, lanches e sopas desintoxicantes, você precisa conhecer mais sobre seus órgãos excretores, seu corpo e sobre as engrenagens do seu mental e emocional.

Alimentação Desintoxicante é uma filosofia de trabalho que se inicia e se mantém através de uma cumplicidade com o corpo, lhe proporcionando o hábito saudável e sábio do banho interno diário .
Isso mesmo, a Alimentação Desintoxicante tem como primeiro passo instalar em você o hábito do banho interno diário.

O banho externo diário já é um hábito social. Todos reconhecem que é algo maravilhoso, prazeroso, pois nos libera das sujeiras superficiais, nos proporcionando frescor e um aroma de limpeza. Mas e internamente o que temos feito? Quantos de nós temos pensado como é necessário cuidar das nossas sujeiras mais internas, mais profundas, muitas delas grudadas, impregnadas há anos em nossas reentrâncias? Não vemos nossas sujeiras internas. Não sentimos nossos maus odores internos. Não temos consciência do mal que elas nos fazem, que vão desde os transtornos da saúde física aos mais freqüentes desequilíbrios emocionais e mentais.

Muitos podem pensar que este banho interno diário vai nos limpar somente das toxinas físicas como os agrotóxicos e aditivos químicos dos alimentos industrializados. Ou o excesso de adrenalina gerada pelo estresse da vida diária. Ou o excesso de gordura corporal, de glicose ou colesterol.
O fato é que este banho interno diário vai muito além, quando ao longo da prática diária da Alimentação Desintoxicante, com os sucos, lanches, chás e sopas desintoxicantes, as toxinas do corpo emocional, do corpo mental e até mesmo do espírito começam a ser eliminadas, provocando transformações e curas.
São mágoas, frustrações, culpas, apegos, compulsões, crenças, padrões que começam a ir para o espaço, eliminadas através dos intestinos, da urina, da expiração, da menstruação, do suor. Enfim, na proposta da Alimentação Desintoxicante, todos os órgãos e sistemas excretores tornam-se declaradamente abertos para eliminar toxinas e venenos, sejam eles da origem ou idade que forem.
Na verdade estes órgãos e sistemas excretores existem justamente para cumprirem esta função que é o eliminar. Porém, estamos tão intoxicados e doentes, que eles não conseguem realizar suas funções na plenitude necessária. Além do volume de toxinas ser elevado, necessitando maior trabalho e tempo para serem eliminadas, as próprias toxinas acabam envenenando todo o corpo, fazendo com que o metabolismo como um todo se torne doente e distante de sua harmonia.
O consumo indiscriminado de açúcar, alimentos industrializados e alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males. E o curioso é que quanto mais intoxicada está uma pessoa, mais alimentos intoxicantes ela quer ingerir.
Trata-se de um círculo vicioso e a Alimentação Desintoxicante tem como propósito inicial romper com este ciclo e invertê-lo. Ou seja, quanto mais desintoxicada é uma pessoa, mais harmonia metabólica e energia ela tem para perpetuar seu estado de clareza, limpeza e lucidez.
Bem, o assunto Alimentação Desintoxicante é muito vasto e todos, sem exceção, desejam saber como iniciar a sua prática imediatamente.
Principalmente aquelas pessoas que praticam ou se utilizam de terapias complementares como acupuntura, florais, massagens, meditação, aromaterapia e outras. O fato é que para que qualquer terapia ou tratamento de saúde tenha pleno sucesso, é fundamental que o corpo esteja desintoxicado, pois as toxinas funcionam como verdadeiros escudos para a vida e para a cura.
Exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na eliminação dos excretos e excessos, são os alimentos vivos, aqueles que geram a vida ou ativam a vida.
Portanto são os alimentos crus e frescos, ricos em água e fibras. Idealmente devem ser orgânicos, pois estes, além de isentos de agrotóxicos, são muito mais ricos em sais minerais, vitaminas, enzimas e outras substâncias funcionais. São eles as frutas, as folhas verdes, os brotos, os legumes como a berinjela, abobrinha e o pepino, as raízes como a cenoura, beterraba e o inhame e as sementes como a linhaça, gergelim e o girassol.

Exemplos de alimentos que destroem a vida, principalmente se consumidos em excesso, pois enfraquecem lentamente as defesas do organismo são o açúcar (principalmente o branco), sal (principalmente o refinado), cacau, café, álcool, gorduras animais, frituras, aditivos químicos, alimentos excessivamente processados ou estocados.

Agora vou passar para vocês uma receita de uso externo para tratar varizes, problemas de circulação periférica como cansaço nas pernas. Ela trata também celulite e gordura localizada. Afinal a pele é um órgão excretor e pode ser usada como um excelente canal de tratamento desintoxicante e de cura.
Ingredientes: 4 colheres de sopa de óleo vegetal. Pode ser óleo de oliva ou óleo de semente de uva – 8 gotas de óleo essencial de funcho e 10 gotas de óleo essencial de limão.
Preparo: Misturar todos os ingredientes e colocar num frasco de cor âmbar.
Uso: Aplicar em massagens locais, para aumentar a circulação e aliviar a pressão venal, deixando permanecer sobre a pele por uns 60 minutos. Ideal aplicar à noite e deixar as pernas sobre travesseiros em estado de relaxamento.

Para adquirir estes óleos essenciais da receita, temos a Aromalife, empresa que trabalha a aromaterapia de forma consciente, fornecendo óleos essenciais puros, extraídos sob condições rigorosamente controladas e de plantação orgânica. Informações no fone: 11 5082.2128. Outra opção será em farmácias e lojas de produtos naturais.

Reprodução permitida desde que citada a fonte
Conceição Trucom é química e escritora, autora do livro Alimentação Desintoxicante – Para ativar o sistema imunológico - Editora Alaúde.

5 comentários:

Gelia disse...

Oi Barbara é sempre bom fazer uma faxina em nosso organismo, anotei a receita para varizes.

bjs e boa semana.

Gélia Carvalho

Cici Senhoretti disse...

Nada como sentir bem conosco mesmo, né?!
Vc está nos passando ótimas dicas... obrigada!
Bjns
*-*

Raquel Santos disse...

Adorei essa receitinha para circulação, já peguei e vou procurar os ingredientes amanhã rs.Apesar de não ter varizes sinto muito cansaço nas pernas, aff!Bjs

♥ Wilma ♥ disse...

Muito legal esse post, porque estou fazendo reeducação alimentar e esses assuntos tem me interessado ultimamente! Cuidar da saúde nunca é demais, né?
Obrigada, Bárbara, pela paciencia em ter colocado o layout prá mim.
Ficou lindo!
Fiz um post lá prá te agradecer, ok?
bjossss

luci disse...

Adorei o seu cantinho beijos